



Jogabilidade
Criação de personagens
Apesar de a maioria das fotos e artes conceituais de Mass Effect mostrarem a versão masculina "padrão" de Commander Shepard, é possível customizar inteira a aparência, gênero, habilidades e até o passado militar do seu ou sua personagem.
O jogo inclui seis tipos diferentes de classes. Cada classe contêm diversos "talentos", e cada um deles pode ser melhorado; a cada melhora dos talentos, o personagem pode ganhar stats (mais vida, stamina, etc), desbloquear novas habilidades (melhorar o talento com a Shotgun desbloqueia a habilidade "Carnage", por exemplo, que permite o jogador atirar uma explosão concentrada com a Shotgun), ou desbloquear outros talentos qualquer. Cada classe possui um talento único; os personagens também podem ter talentos ligados ao seu histórico militar.[9] Personagens que chegam ao nível 20 desbloqueiam uma missão secundária na Luna (lua da Terra), no Sistema Solar.
Quantos os personagem são criados pela primeira vez, seis classes são disponibilizadas: Soldier(Soldado), Engineer(Engenheiro), Adept(Adepto), Infiltrator(Infiltrador), Sentinel(Sentinela) e Vanguard(Vanguarda). Soldiers são mais habilidosos com armas, Engineers usam mais omni-tool e habilidades tecnologias, e Adepts são melhores com poderes bióticos. As outras três classes são combinações dos três: Infiltrators são uma combinação de soldado com engenheiro, Sentinels são uma combinação de Engineers e Adepts, e Vanguards uma combinação de Soldiers e Adepts. Apesar de as combinações não focarem em uma só classe(elas combinam metade de um poder de uma classe e com metade do poder de outra), elas são versáteis, e oferecem oportunidades únicas na jogabilidade.
Os jogadores também tem controle sobre a história dos personagens. Eles podem escolher entre "spacer" (nascido e crescido no espaço), um "colonist" (nascido em uma das colônias da Terra fora do Sistema Solar), ou "Earth-born" (nascido nas ruas de uma cidade do planeta Terra). Os jogadores escolhem também se o personagem foi um único sobrevivente de uma batalha terrível, um herói de uma guerra, ou um soldado implacável. Esses históricos tem pouco efeito sobre o jogo, apesar de muitos personagens fazerem referências à história de Shepard. A história do personagem também pode definir se uma missão secundária está disponível ou não. A história do personagem não influencia diretamente as escolhes de diálogo do jogador, exceto em alguns poucos momentos.
Diálogos e sistema de moral
Títulos mais antigos da BioWare como Star Wars: Knights of the Old Republic e Jade Empire adotaram um sistema de conversação onde o jogador escolhe uma entre diversas opções de diálogo para responder a um NPC após ele acabar de falar. Mass Effect tem um sistema em que as opções são mostradas não como Shepard realmente irá falar, mas como um tom geral de como ele falará (por exemplo: se o jogador escolha a opção "Você se preocupa demais", Shepard pode falar, na verdade, "Você sempre espera o pior").
Um menu de formato arredondado dividido entre seis seções iguais é mostrado na parte inferior da tela quando uma conversa é iniciada. Cada seção é intitulada com uma breve descrição da intenção da fala, geralmente uma pequena frase como "O que está acontecendo?". A resposta é escolhida selecionando com o analógico no PlayStation 3 e no Xbox 360, ou o Mouse, na versão de Windows, e pressionando algum botão. O menu é organizado de uma maneira em que cada seção é assinalada com uma inclinação moral (como bondade, agressividade, etc). A BioWare adotou esse sistema com a intenção de deixar o jogo mais cinematográfico, deixando para trás a necessidade de ler grandes e cansativas declarações dos personagens.
Diálogos são o centro do sistema de moral do jogo. As missões secundárias e a quantidade de escolhas que o jogador tem durante o jogo são afetadas pela moral do personagem. Ao contrário dos títulos anteriores da BioWare, a ênfase não é dada no nível de bondade/maldade, mas sim nas escolhas individuais do jogador. O Diretor do jogo, Casey Hudson, declarou: "o estilo de jogar [do jogador] durante o jogo resultará em diferentes finais que determinam o destino da humanidade", afetando não apenas esse jogo, mas também suas sequências. A moral do personagem será determinada quase 100% pelos diálogos
Armas e equipamentos
Mass Effect disponibiliza quatro classes de armas de fogo convencionais, como pistolas, shotguns, fuzis de assalto e granadas, junto a uma variedade de upgrades de armas e armaduras. O jogador pode pausar o jogo a qualquer momento e mudar os equipamentos usados pelos membros do esquadrão. Esse é um dos maiores aspectos estratégicos da jogabilidade, já que escolher corretamente os equipamentos pode diferenciar entre uma vitória e uma derrota. Itens equipados são visíveis nos personagens; as armaduras tem aparências diferentes, e todas as armas se dobram em versões compactas e armazenadas nas costas deles.
A munição é ilimitada; não é necessário recarregar, porém as armas produzem calor a cada tiro, e podem superaquecer, forçando o jogador a não atirar enquanto a arma não estiver suficientemente fria. No jogo, a razão disso é que as armas são carregadas com "blocos" de munição material, e cada projétil atirado é arrancado desse suprimento central de munição. Os projéteis são descrito como sendo do tamanho de um grão de areia, e são lançados por uma tecnologia de aceleração de massa em velocidades extremamente rápidas. Atirar com uma arma continuamente, ou usar uma arma que o personagem não é treinado com, resultará em baixa precisão, representada pela expansão do círculo que representa a mira. Quanto mais Talent Points são gastos com um tipo de arma, maior será a precisão e o dano dela.
Os personagens vestem roupas pesadas de duas camadas, que servem para combate e como roupas de atividade extraveicular. Existem três classificões de roupas: armadura leve, média, e pesada. Essas roupas providenciam quantidade ilimitada de oxigênio, assim como protegem temporariamente de muitos riscos planetários, como calor e radiação. Roupas mais pesadas são vulneráveis a menos riscos, mas faz com que os personagens se movam devagar. As roupas também vem equipadas com barreiras cinéticas, que também agem como escudos contra tiros. Com exceção de Liara, que pode usar armaduras humanas, cada personagem não-humano requere um tipo de armadura diferente, correspondente a sua raça. Personagens bióticos também podem fazer upgrades em suas omni-tools para gerar bônus ao seus ataques ou reduzir seus períodos de cooldown.
Os equipamentos encontrados pelo jogador geralmente são mais fortes em stats, mas também tem custo maior para aumentar o nível, denotado pela marcação de classe de I a X. Armaduras e armas com classes maiores também tem mais upgrade slots. Upgrades encontrados durante o jogo podem ter quatro categorias: upgrade de armas, upgrade de armaduras, upgrade de munição e upgrade de granada. Upgrades de arma e armadura adicionam certos stats no item, como precisão ou escudo, enquanto upgrades de armadura e granada aumentam coisas como dano de fogo.
Enredo
A saga começa em 2183, após a humanidade ter descoberto um fenômeno físico e espacial que permite viajar a longas distâncias por outras galáxias. Este fenômeno foi denominado de Mass Effect e assim nasceram os Mass Relays, capazes de fazer esta ponte de passagem para naves, o que levou a humanidade a se deparar com outras raças pelo cosmo.O jogador assume o papel de Shepard (Primeiro Oficial do Capitão Anderson na nave Estelar Normandy - pertencente a Aliança Terrestre: Organização que responde por toda a humanidade em assuntos interplanetários).
Shepard é designado para uma missão onde precisa encontrar um dispositivo proteano milenar em uma colônia humana: Primeiro Eden (Eden Prime), que pode ser a chave para o desenvolvimento de novas tecnologias. Ele é supervisionado por um turiano chamado Nihlus (um agente dos Espectros), para mais tarde fazer parte do mesmo.Com um pequeno time, Shepard acaba em uma situação tensa em Primeiro Eden, depois que Nihlus é abatido por outro Espectro turiano, Saren, que tem seus próprios objetivos em relação ao artefato. A traição do agente acaba criando uma crise diplomática. O Conselho entra em choque a Aliança Terrestre e, em especial, com o protagonista, que precisa encontrar provas para fundamentar as acusações. Além de descobrir o que há por trás das intenções de Saren e quais segredos o item alienígena guarda. Shepard deve se relacionar com vários indivíduos - alguns que se juntarão a ele em sua jornada - e explorar vários planetas à procura de pistas.

Jogabilidade
Mass Effect 2 tem uma jogabilidade que mistura elementos de RPG e Tiro em terceira pessoa. O jogador usa o(a) protagonista, Shepard, e tem um esquadrão com até dois membros do grupo, que são controlados pela IA. Durante o jogo, o jogador pode pausá-lo e escolher entre uma gama de armas ou bióticos(poderes parecidos com magias), para destruir os inimigos. O jogador pode, também, posicionar os membros do grupo de acordo com sua preferência, assim montando táticas de combate.
O jogo transcorre pela Via Láctea, sendo que Shepard e sua tripulação da Normandy podem viajar pelos sistemas solares e visitar qualquer planeta de cada uma delas. Cada um desses planetas tem uma quantidade de recursos X, que se dividem entre Palladium, Iridium, Platinum e Element Zero, esses recursos que podem ser explorados pela Normandy para serem utilizados em upgrades de todos os tipos. Durante o processo de exploração, o radar pode ou não detectar sinais de rádio em alguns planetas, dessa forma indicando que tem vida nele - e que Shepard pode fazer uma missão.
Diferenças em relação ao primeiro jogo
Uma série de mudanças na mecânica do jogo como um shooter fizeram a diferença para que ele se torne mais fluido que o primeiro título da série. Em Mass Effect era utilizado um tipo de munição para cada arma, o que muda em Mass Effect 2, que usa apenas um tipo de munição para todas, ainda que seja necessária uma munição especial para armas pesadas. As armas agora não super-aquecem, o que deixa o jogador livre para atirar o quanto quiser. O Medi-Gel perdeu sua utilização para recuperar vida, sendo substituído por um sistema que recupera automaticamente a vida, a armadura e a barreira do personagem, agora sendo apenas usado para reviver seus companheiros do grupo.
Os personagens evoluíram não só graficamente, mas também tecnicamente. Em Mass Effect, Shepard tinha apenas vinte animações para cover, o que muda em Mass Effect 2, que tem mais de duzentas. Os mundos presentes no jogo são menores, porém muito mais detalhados do que no primeiro jogo , o que faz perder a sensação de estar passando pelo mesmo lugar diversas vezes, visto que em Mass Effect a quantidade de objetos era muito menor.
Importando save-games
O diretor da BioWare, Casey Hudson, e o Cofundador da BioWare, Greg Zeschuk, assim como outros membros da equipe de desenvolvimento de Mass Effect 2, declararam que os jogadores devem manter seus jogos salvos de Mass Effect , pois as decisões feitas pelo jogador em relação ao nível de Paragon e Renegade terão influências no andamento da sequência. Para salvar o jogo em Mass Effect a fim de ser utilizado em Mass Effect 2, o jogador deve esperar até os créditos acabarem, pois o auto-save do jogo só roda após o término destes.
Apesar de importar o save, o jogador ainda pode trocar a classe e a aparência de Shepard.
Já foi divulgado pela BioWare que, em Mass Effect 3, este sistema também será utilizado, dando caminho para até mil finais alternativos.
Morte de Shepard
Shepard pode morrer durante a missão final, não será possível retornar, pois se isso acontecer não será devido a algum motivo especial aleatório, ou de surpresa. Um jogador que morre nela fez isso porque a quis fazer o mais rápido possível, dessa maneira não conseguindo vencê-la. Da mesma forma, essa missão suicida pode acabar com todos os membros do grupo sobrevivendo, ou todos os membros mortos, ou um meio termo (alguns morrem, outros sobrevivem).
Enredo
História
Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
A história de Mass Effect 2 ocorre de maneira não-linear, ou seja, o jogador pode escolher quais missões priorizar e quais missões não fazer. Além disso, alguns elementos da história podem variar muito dependendo das ações do jogador em Mass Effect.
Mass Effect 2 começa em 2183, semanas depois dos acontecimentos de Mass Effect. Commander Shepard e a tripulação da nave Normandy estão patrulhando algumas partes da galáxia afim de encontrar quaisquer sobreviventes da raça robótica Geth, quando são atacados por uma nave desconhecida. Essa nave acaba danificando muito a estrutura da Normandy e a tripulação é forçada a abandoná-la. Porém, o piloto, Joker, tenta ficar na nave, o que força Shepard a ir pessoalmente até o cockpit e convencê-lo a evacuar a nave. Ao chegar perto das naves de fuga, os inimigos atiram mais uma vez, o que faz Shepard jogar Joker para dentro de uma delas e não conseguir entrar junto, assim morrendo junto a nave.
O corpo de Shepard é recuperado pela Cerberus, um grupo extremista humanitário, e é revivido pelo Lazarus Project, dando oportunidade ao jogador de customizar a aparência e a personalidade dele. Shepard acorda numa estação espacial da Cerberus, durante um ataque inimigo, e consegue escapar com dois agentes da organização, Jacob Taylor e Miranda Lawson, que contam que ele tinha sido morto há dois anos atrás, desde a destruição da Normandy. Shepard fala com o Illusive Man, comandante da Cerberus, que explica que ele tinha sido revivido e "melhorado", para que ele investigue e combata um novo problema: o fato de diversas colonizações humanas estarem sendo abduzidas. Illusive Man diz que acha que deve ser um problema relacionado aos antigos inimigos de Shepard: os Reapers, que estão trabalhando com uma raça chamada The Collectors.
A partir daí, Shepard, Miranda e Jacob são mandados pela Cerberus para investigar estes fatos e montar um time, com personagens que ajudarão no desenvolvimento do game. Enquanto Shepard recruta estas pessoas, aparecem novas missões chamadas "Loyalty Quests" ou "Missões de Lealdade", que são missões onde Shepard poderá ajudar os personagens com seus problemas pessoais. Uma vez que estas missões são feitas, cada personagem fica com o moral mais alto, assim ajudando mais na missão final do jogo.
Personagens
-
Commander Shepard (Mark Meer ou Jennifer Hale) - O protagonista da série, Shepard é morto durante a cutscene inicial do jogo, e é ressuscitado pela Cerberus. Shepard é mandado em uma missão para caçar os Collectors, que estão abduzindo colônias de seres humanos.
-
The Illusive Man (Martin Sheen)- O misterioso líder da Cerberus,The Illusive Man é responsável por fundar o Lazarus Project. Pouco se sabe sobre o Illusive Man, exceto que ele é, aparentemente, muito saudável. Ele se alia a Shepard, guiando-o durante o jogo.
-
Grunt (Steven Blum) - Um protótipo de super-soldado Krogan, ele foi criado e programado por um líder Krogan, Okeer, com o objetivo de ser o mais "perfeito" exemplo da espécie Krogan. Entretanto, ele não tem um clã e tem pouco conhecimento sobre os costumes e tradições dos Krogan, deixando-o sem nenhum instinto para a luta. A sua Loyalty Quest tem a ver com a visita do planeta natal dos Krogan, Tuchanka, e ganhar a aceitação entre a sociedade Krogan. Se Urdnot Wrex sobreviver no primeiro jogo, ele oferecerá a Grunt um lugar no Clã Urdnot.
-
Dr. Mordin Solus (Michael Beattie) - Um brilhante cientista Salarian e ao mesmo tempo um competente soldado, pelo fato de ter sido membro das Forças Especiais dos Salarian(Salarian Special Tasks Group), Mordin Solus é achado em Omega e tem uma personalidade hiperativa e ecêntrica. Em sua Loyalty Quest, Mordin vai a Tuchanka para parar o desenvolvimento de uma cura do Genophage, um vírus que ameaça o desenvolvimento dos Krogan.
-
Samara (Maggie Baird) - Uma "Justicar" da raça asari, Samara é membra de uma ordem monárquica muito temida e respeitada. Ela renegou sua família e bens para lutar pela justiça. Sua Loyalty Mission consiste em perseguir sua filha, Morinth, que tem uma condição genética que a faz matar seus amantes. Durante o confronto entre as duas, você pode escolhar entre Samara e sua filha para fazer parte do grupo.
-
Jacob Taylor (Adam Lazarre-White) - Jacob Taylor é um ex-soldado da Aliança com habilidade bióticas. Ele se tornou membro da Cerberus por causa de sua falta de burocracia, pois acredita que prejudica a capacidade da humanidade de se desenvolver. Em sua Loyalty Quest, Shepard investiga os destroços do "Gernsback", uma espaçonave onde seu pai pode estar vivo(ao contrário do que ele pensava). Ele pode ser um par amoroso de Shepard, se for uma mulher.
-
Miranda Lawson (Yvonne Strahovski) - Genéticamente modificada por seu pai para ser uma agente perfeita, Miranda Lawson é a agente mais superior a bordo da Normandy depois de Shepard. Em sua Loyalty Mission o jogador precisa resgatar a irmã de Miranda de seu pai, que é genéticamente idêntica à Miranda, porém mais nova. Ela pode ser um par amoroso de Shepard, se for homem.
-
Thane Krios (Keythe Farley) - Um assassino da raça drell que, aos poucos, está morrendo de uma doença no pulmão que é exclusiva de sua espécie, Thane Krios entra no grupo afim de dar um propósito à sua vida e deixar para trás as ações que cometeu no passado. Além de ser um assassino muito experiente, ele também possui poderes bióticos à curta distância. Em sua Loyalty Mission, Shepard ajuda Thane a encontrar seu filho e fazê-lo desistir de se tornar um assassino, assim como ele. Pode ser um par romântico de Shepard, se for mulher.
-
Jack/Subject Zero (Courtenay Taylor) - O produto de um experimento da Cerberus para aumentar a capacidade humana em relação a bióticos, Jack tenta enterrar suas memórias de torturas que passou quando esteve em cativeiro. Por isso, tem um comportamento agressivo e rude. Sua Loyalty Mission envolve ir até o lugar onde ela foi torturada quando criança, em Teltin, e destruí-lo com uma bomba. Pode ser um par romântico de Shepard, se for homem.
-
Tali'Zorah vas Neema/Normandy (Liz Sroka) - Tali'Zorah vas Neema retorna à Normandy depois que um estudo científico dá horrivelmente errado e seu grupo é morto pelos geth. Ela se junta a Shepard após ele resgatá-la de um ataque geth. Em sua Loyalty Mission, Tali é acusada de traição por um fato que não foi ela quem cometeu, e sim seu pai. Ela pode ser um par amoroso de Shepard, se homem.
-
Garrus Vakarian (Brandon Keener) - Após a destruição da Normandy, Garrus Vakarian foi até a estação espacial de Omega, que é cheia de grupos criminosos, e formou um esquadração para sabotar esses grupos. Quando Shepard o encontra Garrus é tudo que sobrou, preso em sua base e com diversas investidas dos grupos de mercenárias. Em sua Loyalty Mission, Garrus e Shepard perseguem Sidonis, um ex-membro do esquadrão de Garrus, que os traiu. Ele pode ser um par amoroso de Shepard, se mulher.
-
Legion (D.C. Douglas) - Durante uma missão, Shepard encontra um geth sozinho que fala com ele, o primeiro de sua raça a fazer isso. Esse geth ajuda Shepard, eliminando diversos inimigos e fazendo com que Shepard acesse o núcleo da nave, mas é derrubado e desligado após algum tempo. Shepard leva o geth até a Normandy, e tem a opção de reativá-lo ou de mandá-lo para a Cerberus para pesquisa. Como um Geth não é uma pessoa individual(ele se conecta com outros seres de sua espécie para trocar informações a todo tempo), ele se identifica simplesmente como Geth, até EDI decidir o seu nome: Legion, que provém do Livro de Marcos, do Novo Testamento.
-
Dr. Liara T'Soni é uma Asari pesquisadora que passou os últimos 50 anos de sua vida estudando Prothean tecnologia e cultura, especializando-se na extinção Prothean. Ela nasceu em 2077, tendo apenas 106 anos, pouco mais do que uma criança em termos Asari.
Ela tem uma grande visão sobre a Protheans e é uma biótica altamente treinada. Ele pode ser um par amoroso de Shepard, se homen.
-
Zaeed Massani (Robin Sachs) - acessível apenas por DLC. Zaeed Massani é considerado o mais cruel e eficiênte caçador de recompensas da galáxia. Ele entra para a tripulação da Normandy por meio de um pagamento do The Illusive Man. Zaeed é o co-fundador da Blue Suns, uma organização de mercenários, e foi traído pelo seu parceiro há vinte anos atrás.
-
Kasumi Goto (Kym Lane) - A maior ladra da galáxia, Kasumi Goto se junta à Shepard com uma condição: Shepard teria que ajudá-la a roubar o "graybox" - um Disco Rígido que pertenceu ao seu ex-amante. Ela é a segunda personagem liberada através de download(DLC), e é vendida separadamente por US$7.

Jogabilidade
As decisões do personagem serão importadas de Mass Effect e Mass Effect 2 para manter continuidade à série. Ao terminar o jogo, terá uma opção de New Game+, que deixará os jogadores recomeçarem a história, para poder coletar os itens que foram deixados ou esquecidos. Se os jogadores conseguiram interesse amoroso em Mass Effect e Mass Effect 2, então existirão dois interesses amorosos disputando a atenção de Shepard em Mass Effect 3, criando um triângulo amoroso, que será resolvido no final do jogo.
Novos locais foram introduzidos em Mass Effect 3, incluindo o planeta originário dos Salarian (Sur'Kesh), dos Asari (Thessia), dos Turian(Palaven), dos Quarian (Rannoch), uma estação humana de mineração em uma cratera de Marte, e uma cidade gigante da Terra, representando a combinação de Seattle e Vancouver.Os jogadores também poderão voltar para Tuchanka, o planeta originário dos Krogan, e Illium.
Em junho de 2011, a BioWare confirmou o retorno de diversos personagens. São eles: Illusive Man, Garrus Vakarian, Liara T'Soni, Kaidan Alenko or Ashley Williams, Legion, Tali'Zorah, Urdnot Wrex, Jack, Mordin Solus, Ambassador Udina, Captain Anderson, Zaeed Massani, Jacob Taylor e Miranda Lawson de Mass Effect e Mass Effect 2. Alguns personagens não voltarão se forem mortos em algum ponto dos jogos anteriores. O número de personagens disponíveis como companheiros de equipe será menor que em Mass Effect 2, para ajudar nos desenvolvimento de relações mais profundas e interação mais interessante, incluindo relações bissexuais tanto para Shepard masculino quanto feminino. BioWare também confirmou um novo personagem chamado James Vega.
Combate
O combate em Mass Effect 3, foi radicalmente mudado e refinado de Mass Effect 2, e uma maior ênfase na parte de tiro em terceira pessoa fazem do jogo mais comercialmente viável. Em um preview para a IGN, o editor Arthur Gies disse que o jogo "parece muito mais com um shooter", e que "com um combate sábio, Mass Effect 3 está num espaço totalmente diferente" dos dois primeiros jogos.
O sistema de cover da série foi melhorado. Agora, os jogadores não precisam mais entrar em cover para pular sobre objetos. Também, os jogadores tem muito mais opções para a movimentação no campo de batalha, incluindo rolagem lateral, uso de escadas e um sprint mais refinado. Os jogadores também poderão atirar cegamente de locais de cover, e terão oportunidade de atirar em algumas partes da armadura e desmembrar os inimigos. Movimentar-se e atirar, um "método suicida" em Mass Effect 2, finalmente tornar-se-á uma opção viável, pela revisão do sistema de combate corpo-a-corpo. Os jogadores poderão executar diversos tipos de socos e ataques, e mortes instantâneas serão introduzidas especificamente para cada classe; por exemplo: ao segurar o botão de ataque, Shepard executará um golpe com sua Omni-blade que matará o inimigo instantâneamente. Granadas convenciais também estarão disponíveis.
História
A Terra está sendo invadida pelos reapers, uma raça terrível de máquinas começou a destruição da raça humana. Como Comandante Shepard, sua única esperança para salvar a humanidade é se aliar às outras civilizações da galáxia e participar de sua última missão para reconquistar a Terra.