


O Shroud é uma construção salarian feita na superfície de Tuchanka. Foi originalmente construído para estabilizar a atmosfera de Tuchanka por conta do inverno nuclear do planeta, causado pelos krogan.
O Shroud foi realizado através do uso de diversas torres terrestres, que atuam como aceleradores de massa (em inglês, mass-drivers) que lançam componentes na atmosfera do planeta. Com o tempo, todas, menos uma das torre foi destruída. Essa torre remanescente ficou conhecida como O Shroud, apesar do nome estar tecnicamente incorreto. A torre do Shroud foi modificada para dispersar partículas químicas na atmosfera de Tuchanka, com funções de estabilizar o clima do planeta.
Após a Rebelião Krogan, o Shroud foi sabotado por um time Special Tasks Group (STG) para prevenir que alguma cura da genophage pudesse ser disseminada por ele.
História
O Shroud foi construído há 2.000 anos como parte de um esquema salarian para ascender os krogan. O Conselho estava perdendo a Guerra Rachni; em desespero, foram atrás dos krogan, concedendo a estes tecnologia em troca de soldados. O Shoud foi puramente parte de uma tentativa bem sucedida de conseguir suporte krogan na guerra.
Durante o que aconteceu após a Rebelião Krogan, após a genophage foi liberada, o Shroud foi sabotado por agentes STG para garantir que a cura não pudesse ser disseminada.
O Shroud está localizado em uma velha arena construída como um santuário à Kalros, a mãe de todas as Thresher maws. Foi implantado lá com a esperança de que a ameaça constante de Kalros impediria qualquer um de alcançar o Shroud e descobrir a sabotagem STG, ou dispersar alguma cura.
ANÚNCIOS
Mass Effect 3
Na tentativa de garantir uma aliança turian-krogan,Shepard e Mordin Solus (ou alternativamente Padok Wiks ) devem curar a genophage, mas para isso eles precisam dispersar a cura por todo o planeta. O Shroud é escolhido como a melhor solução para distribuir a cura; entretanto, um destroyer Reaper é encontrado utilizando o Shroud para poluir a atmosfera de Tuchanka. Shepard e seu time lutam contra o destroyer para alcançar dois enormes martelos, que são utilizados para convocar Kalros à arena. Kalros ataca o destroyer e o arrasta para o debaixo da terra, liquidando-o completamente, abrindo caminho para Shepard.
Após, Shepard alcança o Shroud, onde Mordin/Wiks está finalizando a cura, mas por alguma falha de sistema na sala de controle, uma distribuição viável da cura fica comprometida. Precauções impostas pelo time STG impedem qualquer solução remota ao problema, e o cientista deve acessar manualmente o sistema, no topo da torre. Independente da distribuição real da cura, o Shroud explode, e é destruído durante o processo