


O Monumento Krogan é uma enorme estátua de um guerreiro krogan, estabelecida próximo à Citadel Tower no Presidium. Foi encomendada em comemoração às contribuições dos krogan na guerra contra os rachni. Ela foi objeto de muita controvérsia após a Rebelião Krogan, porque muitos pediram que ela fosse retirada de lá, mas o conselho decidiu que as ações krogan durante a guerra para defender a Citadel foi um marco histórico, e não deve ser esquecido.
Wrex demonstra gostar do monumento, sendo mais incrível para ele do que o Monumento Relay. Se Shepard fala com ele na frente do monumento, Wrex diz que a estátua representa valores -honra, lealdade, coragem, força- que seu povo esqueceu desde a rebelião e a genophage. Tanto os membros do esquadrão quando Liara comentam que Wrex realmente não se parece com qualquer krogan; Wrex responde com "vou considerar isso como um elogio" (em inglês, I'll take that as a compliment".
Entretanto, Tali fica incomodada com o monumento porque mesmo que os krogan se rebelaram e quase conquistaram as outras raças da Citadel, eles ganharam uma estátua no Presidium, enquanto os quarians foram forçados a viver em exílio. Wrex aponta que enquanto os quarians ainda estão vivos, enquanto que em 200 ou mais anos, o monumento provavelmente é tudo que restou de seu povo.
Mass Effect 3: Citadel
Contanto que Grunt sobreviva e seja resgatado perto do hospital Huerta Memorial, ele e alguns colegas da companhia Aralakh fazem uma visita ao monumento krogan em 2186 escalando-o, em meio à bebedeira. Eles conseguem tirar algumas fotos encima do memorial antes de serem apreendidos por oficiais C-Sec que chegam para verificar a confusão que estavam causando.
Trivia
Em Mass Effect 2, Morinth tem uma réplica do monumento em seu apartamento em Omega. Ela diz que foi conceido à ela por um cidadão que eventualmente consegui o que queria, apenas para descobrir que não era o que ele esperava
