top of page

Nativos do planeta Terra, humanos são a mais nova espécie de tamanho populacional considerável a entrar no estado galático, e é a que está crescendo e se desenvolvendo mais rapidamente. Eles descobriram sozinhos uma base de dados Prothean em Marte no ano de 2148 EC (Era Comum), e pouco depois, a rede de mass relays que existe na via-láctea.

Biologia

Humanos são bastante robustos. Seu conjunto interno e processos reprodutivos são típicos da maioria dos mamíferos bípedes, e seu tamanho e proporção lhes dão a aparência de serem fortes e bastante ágeis. Em comparação com as raças do Conselho, humanos são similares aos turians (levando em conta que um humano em sua melhor forma física pode combater facilmente um turian em estágio similar, o que os tornam quase equivalentes em situações de combate corpo-a-corpo), e menos ágeis que asaris (que se assimilam muito aos humanos), apesar que humanos em ótima condição física tendem a ser mais fortes que uma asari . Humanos podem parecer mais fortes do que salarians, mas certamente não mais ágeis, por conta do metabolismo extremamente elevado destes. Como a maior parte das raças, humanos também são capazes de gerar indivíduos com capacidades bióticas . Todos os casos de bióticos em humanos são resultado de uma exposição pré-natal ao elemento zero (eezo), e carregam um alto risco de terem complicações médicas.

Humanos podem viver por volta de 150 anos, e avanços genéticos recentes conseguiram erradicar quase todas as doenças e pragas que os aflingiam. Entretanto, como humanos apenas emergiram no estado galático entre os últimos 30 anos, é presumível que a nova introdução à novas tecnologias e técnicas podem aumentar e muito sua vida útil. Humanos atingem sua maturidade física por volta dos dezoito anos, quando geralmente estes terminam sua educação acadêmica e decidem se entram para as forças militares ou iniciam treinamentos para assumir uma profissão.

É notável que humanos são bem peculiares na comunidade galática, por terem uma extrema variabilidade genética quando comparados com as outras raças da galáxia, com muitos padrões genéticos estabelecidos. Isso tornam humanos em ótimo material genético e até grupo de controle para experimentos genéticos.

História

Novos horizontes

A exploração humana da galáxia se deu início por volta do final do século XXI. Em 2069 EC (Era Comum), o posto avançado Armstrong em Shackleton Crater, na Lua , foi fundado como a primeira colônia extraterreste da humanidade. Em 2103, a Agência Espacial Européia estabeleceu Lowell City em Eos Chasma em Marte , abrindo caminho para outros postos avançados, tanto de moradia quanto de pesquisa através do sistem Sol, como Gagarin Station próxima à Plutão , que estava em construção por volta de 2142 EC.

Nos primeiros anos, entretanto, alguns estavam insatisfeitos com o andamento da exploração oficial, o que levou a muitas operações privadas. Em 2070, o bilionário Victor Manswell começou a financiar sua própria operação de colonização extra-solar. A Expedição Manswell , como ficou conhecida, foi lançada cinco anos mais tarde com 300 colonistas em estado criogênico com destino ao sistema Alpha Centauri, mas comunicações com a nave da expedição foram perdidas e os colonistas foram marcados como perdidos. A expedição pré-FTL permanesceu esquecida até 2186, quando os colonistas foram descobertos vivos e em bom estado em um planeta em Alpha Centauri por um grupo de exploração Asari.

Descobrimento da física do Mass Effect

Em 2148, exploradores humanos em Marte descobriram uma ruína Prothean de um antigo posto de observação, com uma base de arquivos que provou que Protheans haviam estudado humanos milênios atrás. Enquanto as religiões tentaram assimilar essa descoberta com a sua doutrina, uma corrida global se iniciou para tentar decifrar todos os inúmeros petabytes de dados dessa base. Descobrindo informação sobre um mass relay orbitando Plutão, exploradores encontraram uma forma de abrir o relay em Charon e descobriram que este levava à Arcturus . Com a ajuda da crescente Systems Alliance , humanos expandiram a outros sistemas, abrindo vários mass relays que estes encontraram.

A Guerra de Primeiro Contato e a Expansão

Humanos chamaram a atenção da comunidade galática após um breve, mas intenso conflito com os turians, conhecido como a Guerra de Primeiro Contato (First Contact War). Com início em 2157, o conflito se iniciou quando turians atacaram uma frota humana que tentava ativar um mass relay dormente (ato ilegal segundo as leis do conselho) e então ocuparam a colônia humana de Shanxi.

Liderados pelo almirante Kastanie Drescher, a Second Fleet iniciou um contra-ataque massivo, pegando os turians de surpresa e os expulsou de Shanxi. O conflito tomou a atenção do Conselho da Citadel, que não perdeu tempo em estabelecer paz, introduzindo humanos à comunidade galática. Como consequência dos atos decisivos da Alliance durante a Guerra de Primeiro Contato, ela assumiu o posto de representante e governo supranacional da humanidade. Desde então, humanos cresceram rapidamente em proeminência.

Em 2165, à humanidade foi concedida uma embaixada na Citadel em reconhecimento de sua crescente força e influência na comunidade galática. A rápida aquisição dessa conquista, apenas uma década após o primeiro contato, causou atrito com outras raças da Citadel, que esperaram por décadas para obterem tal reconhecimento.

A humanidade continuou sua expansão por vários sistemas através das bordas do Espaço da Citadel, o que eventualmente levou a uma competição com os batarians . Quando os batarians tentaram convencer o Conselho a declarar a Skyllian Verge uma "zona de interesses batarians" e falharam, eles fecharam sua embaixada e abandonaram o espaço da Citadel. Vendo humanos como a causa de sua queda de uma posição de glória, batarians frequentemente entram em conflito com colônias humanas, especialmente com escravizadores. A Tensão entre humanos e batarians persiste à décadas.

 

-Spoilers para Mass Effect abaixo.

Guerra em Eden Prime

Os humanos foram pêgos de surpresa quando geths atacaram a mais próspera colônia humana, Eden Prime. A Alliance e o lendário Comandante Shepard estavam envolvidos em diversas operações contra incursores geth dentro do território humano. O conflito entre a Aliança e os geth mais tarde ficou conhecido como a Guerra de Eden Prime, que chegou ao seu culme na Batalha da Citadel, onde uma enorme frota de invasão liderada pela nave Sovereing arrasou todas as defesas da Citadel. Com a ajuda de emergência da Quinta Frota da Aliança, os geths foram derrotados. Dependendo das ações do Comandante Shepard, o Concelho é salvo e à Alliance é concedido um espaço no Conselho, ou o Conselho é destruído e a Alliance decide por formar um novo time. Graças aos seus esforços na Batalha da Citadel, a humanidade se alavancou a um novo patamar de proeminência na galáxia.

-Spoilers para Mass Effect 2 abaixo.

Colônias desaparecem

Menos de dois anos após a Batalha da Citadel, o contato com algumas colônias humanas dentro dos Sistemas Terminus é perdido. Investigações revelam que os habitantes das colônias simplesmente desapareceram, com nenhuma evidência do que aconteceu a eles. A Alliance faz pouco para intervir; pois sem explicação dos desaparecimentos, não se pode prever próximos incidentes. Humanos em colônias mais afastadas, ao perceber a falta de auxílio com tal problema, começam a criar resentimento contra a Alliance. Esta então tenta ganhar confiança através de esforços de boa fé, como em Horizon , colônia para qual é concedido novas torres de defesa anti-nave, mas as suspeitas remanescem.

As abduções das colônias são finalizadas da mesma maneira misteriosa como começam. Enquanto a Alliance publicamente culpa escravistas do Terminus das abduções, o destino de milhares de colonistas nunca é conclusivamente definido.

-Spoilers para Mass Effect 3 abaixo.

A Guerra contra os Reapers

Em 2186, os Reapers invadem a galáxia através do espaço batarian e passam diretamente por território humano. Inúmeras colônias param de responder, mas a natureza da ameaça permanesce em mistério até a chegada dos Reapers à Terra. O assalto rapidamente destrói qualquer força militar que a a Terra e a Alliance tenham. Com a queda da Terra, Almirante Steven Hackett ordena uma retirada à todas as forças ainda vivas da Alliance. No curso da guerra, a maior parte dos mundos humanos permanece sobre controle Reaper enquanto estes iniciam sua coleta. Milhões de humanos morrem.

Após Comandante Shepard unir a galáxia para combater os Reapers e o Crucible é construído, a Alliance lidera a ofensiva para recuperar a Terra. Enquanto a frota aliada Sword encara os Reapers na orbita da Terra, as forças de infantaria Hammer descem ao planeta e se juntam à resistência do Almirante David Anderson . A ofensiva sofre perdas massivas, mas alcançam seu objetivo, colocando Anderson e Shepard dentro da Citadel, que fora antes movida do seu sistema natal para a Terra pelos Reapers após descobrirem sobre os planos do Crucible. Shepard abre os braços da Citadel, o Crucible é encaixado, e Shepard tem em suas mãos a decisão final que afetará o destino da galáxia.

Cultura

Humanos são geralmente bem inteligentes, anormalmente ambiciosos, altamente adaptáveis, individualistas e, portanto, imprevisíveis. Eles tem um forte desejo de evoluir e se desenvolver, e o fazem com tanta assertividade que as raças normalmente estáveis do Conselho ficam surpresas por sua inquietez e curiosidade implacável. Sua economia, apesar de muito menor do que qualquer uma das raças do conselho, é bastante forte para seu tamanho, e sua efecácia militar está entre as melhores da galáxia, mesmo com o fato de que apenas 3% de humanos se dedicam à vida militar da Alliance, uma proporção muito menor comparada às outras raças. Suas habilidades em combate com os turians durante a Guerra de Primeiro Contato demonstraram graficamente o potencial da força militar humana, e por isso é fruto de certa preocupação de diversas raças, que temem as consequências de outro conflito entre humanos e turians.

Governo

Os Sistemas Alliance

Artigo principal: Sistemas Alliance

Relações Galáticas

A Systems Alliance, que representa a maioria dos humanos, tem uma embaixada na Citadel desde 2165. Muitas outras espécies desgostam dessa súbita ascendência comparado ao seu status de relativamente novos ao estado galático. Algumas espécies sentem que a humanidade é extremamente agressiva em seus esforços de colonização e avanço nas relações intergaláticas. Para outras espécies, foram necessários séculos para conseguir o que a humanidade conquistou em décadas.

Humanos também fizeram algo que o Conselho não pôde: colonizar planetas na Attican Traverse, na Skillian Verge, e através das bordas dos Sistemas Terminus, regiões altamente voláteis onde o Conselho tem pouca autoridade. Forças humanas encontraram pequenos conflitos com os batarians na Skillian Verge, lugar que batarians também estavam tentando conquistar. Quando batarians pediram ao Conselho para declarar a Skillian Verge uma zona de "interesse batarian", eles foram negados; em resposta, batarians assumiram uma posição de revolta, culpando humanos por privarem-os de recursos valiosos. As relações humanas-batarians são hostis desde então.

Diferente de muitas espécies no Espaço da Citadel, humanos não têm aliados próximos entre as outras raças, apesar de serem parceiros de comércio com turians e asaris. Sem alianças ou posições políticas fortes, humanos tiveram de seguir as regras do Conselho sem ter muita influência em suas decisões. Embassadores humanos finalmente tiveram seus pedidos respondidos quando Shepard foi admitido no grupo de operadores de elite do Conselho Spectres, e ainda mais quando conseguiram um acento no Conselho, ou por ter salvo o Conselho na Batalha da Citadel, ou tendo de reconstruir o Conselho quando estes foram perdidos no conflito. De qualquer forma, agora que a humanidade tem um acento no Conselho, eles são capazes de influenciar nas regras do Conselho, proteger seus próprios interesses e ter alguma palavra no governo do Espaço da Citadel.

Humanos notáveis

Veja também: Categoria:Humanos

  • Kaidan Alenko

  • David Anderson

  • Armando-Owen Bailey

  • Randall Ezno

  • Kasumi Goto

  • Steven Hackett

  • Illusive Man

  • Jack

  • Miranda Lawson

  • Kai Leng

  • Zaeed Massani

  • Jeff "Joker" Moreau

  • Comandante Shepard

  • Jacob Taylor

  • Donnel Udina

  • James Vega

  • Ashley Williams

Planetas Humanos

 

 

  • Terra - Planeta Natal

  • Akuze

  • Amaterasu

  • Anhur

  • Arvuna

  • Asteria

  • Bekenstein

  • Benning

  • Chasca

  • Cuervo

  • Cyrene

  • Demeter

  • Dobrovolski

  • Drasta

  • Eden Prime

  • Elysium

  • Euntanta

  • Fargone

  • Fehl Prime

  • Feros

  • Ferris Fields

  • Franklin

  • Freedom's Progress

  • Gei Hinnom

  • Gilead

  • Horizon

  • Israfil

  • Intai'sei

  • Joab

  • Jupiter

  • Lua

  • Mars

  • Mercury

  • Mindoir

  • Naxell

  • Neptune

  • New Canton

  • Oliveira

  • Olor

  • Ontarom

  • Pluto

  • Proteus

  • Sanctum

  • Sathur

  • Saturn

  • Shanxi

  • Sinmara

  • Sirona

  • Terra Nova

  • Therum

  • Tiptree

  • Trebin

  • Trident

  • Tyr

  • Unnamed Alpha Centauri planet

  • Uqbar

  • Uranus

  • Venus

  • Watson

  • Yandoa

  • Zion

Multiplayer Mass Effect 3

N7 Paladin Sentinel, poderoso personagem Humano capaz de todas as explosões tech do jogo, além de possuir resistência adicional.

No modo Multiplayer do jogo Mass Effect 3, os Humanos são a espécie inicial, disponível desde o começo, com a qual se pode jogar. Os personagens iniciais são:

  • Human Soldier

  • Human Infiltrator

  • Human Engineer

  • Human Sentinel

  • Human Adept

  • Human Vanguard

Caso o jogador tenha comprado o jogo Battlefield 3 na mesma conta que usa no Mass Effect 3 Multiplayer, é disponibilizado mais um personagem:

  • Battlefield 3 Soldier

A DLC Rebellion Pack adiciona mais dois personagens Humanos:

  • Project Phoenix Vanguard

  • Project Phoenix Adept

A DLC Earth, focada na raça Humana e na Terra, adiciona seis personagens:

  • N7 Destroyer Soldier

  • N7 Shadow Infiltrator

  • N7 Demolisher Engineer

  • N7 Paladin Sentinel

  • N7 Fury Adept

  • N7 Slayer Vanguard

Além disso, a DLC Earth também inclui 3 mapas de jogo localizados na Terra: Firebase Rio, Firebase London e Firebase Vancouver, localizadas respectivamente nas cidades reais de Rio de Janeiro, Londres e Vancouver.

Por fim, a DLC Reckoning adiciona mais um personagem humano:

  • Talon Mercenary Engineer

Visão Geral

 

"Os Humanos se juntaram à comunidade galáctica após descobrirem um Banco de Dados Prothean em Marte, no ano de 2148. Sua devoção ao entendimento e adaptação à guerra moderna deixou as outras raças do Conselho surpreendidas. Sua persistência e espírito implacáveis os levou mais longe do que qualquer um na galáxia pudesse imaginar." - Descrição do jogo.

Os Humanos são, sem dúvida, a raça com maior número e variedade de personagens. Presentes em todas as classes, os personagens Humanos adotam quase todas as formas de jogo, incluindo táticas de tanking, granadas, tecnologia em divergência, biótica, melee, etc. Os Humanos são moderadamente ágeis e possuem uma quantidade moderada de vida e escudos, podendo variar de personagem para personagem.

 

Poderes e Combate

Por serem muito variados, os Humanos abrangem as mais diversas formas de combate, em todas as classes de armas, tecnologia e biótica. As classes Adept, Vanguard, Soldier e Engineer possuem três personagens Humanos, enquanto as classes Sentinel e Infiltrator possuem dois.

O Human Soldier é um poderoso lutador de armas, por causa do Adrenaline Rush. Seus ataques são complementados pelo Concussive Shot e Frag Grenade.

O Battlefield 3 Soldier é uma variação do Human Soldier. Suas táticas podem ser mais focadas no poder por causa da troca do Concussive Shot por Carnage.

O Human Infiltrator se dedica principalmente ao ataque furtivo, utilizando Snipers e Tactical Cloak. O uso de Cryo Blast auxilia headshots e enfraquece os inimigos. Além disso, Sticky Grenade é um ótimo complemento de dano.

O Human Engineer domina as habilidades técnicas, destruindo defesas específicas com Incinerate e Overload, e causando distrações e dano localizado nos inimigos com Combat Drone.

O Human Sentinel se especializa em resistência (Tech Armor) e explosões bióticas (Warp+Throw), sendo extremamente efetivo contra inimigos fortificados.

O Human Adept é o especialista em biótica, força e área de efeito, com suas poderosas explosões causadas por Singularity, Warp e Shockwave, incapacitando os inimigos.

N7 Shadow Infiltrator (em vermelho) lutando com uma Phantom na Firebase Rio, no Brasil.

O Human Vanguard é um forte lutador biótico, usando Biotic Charge, Shockwave e Nova para dizimar inimigos a curto alcance. Escopetas são extremamente efetivas.

O Project Phoenix Vanguard era um cobaia da Carberus, e, agora livre, usa seus poderosos implantes de chicotes bióticos Dragoon para causar fortes impactos de proximidade e área, com Smash, Biotic Charge e Lash.

O Project Phoenix Adept, assim como o personagem homônimo Vanguard, possui os implantes um Dragoon, e se dedica totalmente à explosões e devastação biótica em área, com Singularity, Smash e Lash.

O N7 Destroyer é o mais resistente do grupo. Com sua armadura T5-V, equipada com o Hawk Missile Launcher, um lança-mísseis automático, e o Devastator Mode, que aumenta sua eficiência com armas, ele é um poderoso tanque humano. Além disso, possui as granadas multi-fragmentárias Multi-Frag Grenade.

A N7 Shadow consiste numa ágil e furtiva lutadora marcial. Com a ajuda de Tactical Cloak e de sua espada monomolecular, ela consegue lançar cargas elétricas em distância (Electric Slash), além de dar poderosos golpes furtivos sem ser vista (Shadow Strike).

A N7 Demolisher é a especialista em granadas. Seus poderes Arc Grenade e Homing Grenade conseguem desmanchar os inimigos rapidamente. Além disso, possui o Supply Pylon, que oferece auxílio de munição, granadas e escudos para o time todo.

O N7 Paladin é um poderoso lutador Tech. Com os poderes Incinerate, Snap Freeze e Energy Drain, ele comina as explosões tecnológicas, sendo extremamente perigoso contra todo e qualquer tipo de defesa inimiga. Também possui o Omni-Shield, um escudo holográfico que pode ser usado como defesa ou ataque.

A N7 Fury é a lutadora biótica dos N7. Ágil, ela usa o Annihilation Field e Dark Channel para causar dano prolongado a inimigos a curtoo e longo alcance, respectivamente. Por fim, ela usa o poder Throw para detonar suas explosões bióticas.

O N7 Slayer é também um lutador marcial. Assim como a Shadow, possui a espada monomolecular, mas foca principalmennte em ataques bióticos de área, como Biotic Slash (para perto) e Phase Disruptor (para longe). O Biotic Charge complementa seu papel como vanguarda.

O Talon Mercenary possui o poderoso Omni-Bow, que é um Arco-e-Flecha holográfico. O Talon pode modificar as flechas para destruírem defesas diferentes: Consussive Arrows para inimigos mais fracos e Armor-Piercing Arrows para os mais fortes. Além disso, ele coloca minas estrategicamente localizadas para detonarem com a passagem do inimigo: Cain Trip Mine.

Corpo-a-corpo

Os Humanos variam bastante em questão de combate corpo-a-corpo. Os personagens disponíveis ao começo usam os mesmos ataques que o Shepard utiliza no Single Player. A melee rápida consiste numa série de socos e a melee pesada apresenta-se a seguir:

  • Human Soldier/Battlefield 3: Omni Blade

  • Human Infiltrator: Disruptor Omni Blade

  • Human Engineer: Incendiary Omni Blade

  • Human Sentinel: Dual Omni Blades

  • Human Adept: Biotic Blast

  • Human Vanguard: Biotic Strike

Esses ataques citados acima são simples, porém efetivos. Os ataques bióticos proporcionam empuxo nos inimigos enquanto os tecnológicos apresentam maior dano.

Já com os personagens Project Phoenix, os ataques melee são modificados. Como ataque rápido, eles golpeiam com uma barra eletrificada semelhante à que os Assault Troopers usam. Já o ataque pesado consiste num golpe em área com os chicotes bióticos, que provoca pouco dano, porém é mais rápido e atordoa os inimigos próximos.

Os personagens inclusos na DLC Earth são variados no combate corpo-a-corpo. O N7 Slayer e N7 Shadow utilizam suas espadas para dar poderosos golpes rápidos ou pesados. Já o N7 Paladin utiliza seu Onmi-Shield como ataque melee. A N7 Demolisher executa socos rápidos e possui o Explosive Omni-Tool, que derruba os inimigos mais fracos. A N7 Fury traz golpes rápidos e um poderoso ataque onde ela se teletransporta a curta distância e golpeia em área. Por fim, o N7 Destroyer possui uma rápida Omni-Blade e pode dar um piso no chão de dissipa uma grande quantidade de energia, danificando inimigos próximos.

O Talon Mercenary possui como melee o seu Omni-Bow, que, diferentemente dos outros personagens, pode ser usado a longa distância. As flechas projetadas são autoguiadas e irão usar os poderes disponíveis: Consussive/Armor-Piercing Arrows.

Agilidade

Os Humanos são considerados uma raça ágil e rápida, mas nem tanto como os Drell ou Asari. A maior parte dos personagens (Todos os Iniciais, Battlefield 3, Phoenix Adept e Vanguard, N7 Demolisher, N7 Paladin e Talon Mercenary) executam um simples Combat Roll, onde o personagem rola para se esquivar dos ataques. O N7 Destroyer consegue apenas se esquivar para os lados com o poder Devastator Mode desligado. De outro modo, ele é incapaz de desviar ataques. O N7 Slayer e N7 Fury realizam um pequeno e rápido teletransporte biótico de curta distância, que pode atravessar paredes, mas que consome um pouco de sua barreira. A N7 Shadow usa acrobacias para desviar mais rapidamente dos ataques do que os outros personagens.

Todos os Humanos conseguem correr rapidamente, usar cobertura e desviarem entre elas. Apenas o N7 Destroyer difere, pois o poder Devastator Mode reduz sua velocidade.

Resistência

Os Humanos, assim como as Asari, possuem uma quantidade moderada de escudos/barreiras e vida. A maioria dos personagens (Todos os iniciais, Battlefield 3, Phoenix Vanguard e Adept, N7 Fury, N7 Shadow, N7 Slayer e Talon Mercenary) possuem inicialmente 500 unidades de escudos/barreiras e 500 de vida. As exceções são: N7 Demolisher, que possui 600 de escudos, N7 Paladin, com 750 de escudos e N7 Destroyer, com 1000 unidades de escudos.

Em geral, os Humanos são bem equilibrados entre mobilidade e resistência. Há, porém, algumas exceções com mais mobilidade (N7 Fury, Shadow e Slayer) e com mais resistência (N7 Demolisher, Paladin e Destroyer). O Human Sentinel também consegue receber mais dano devido a sua Tech Armor.

Trivia

  • A raça humana é jogável no modo multiplayer de Mass Effect 3

  • Entre as espécies do Mass Effect, os Humanos são uma das que possuem o Planeta natal mais frio, a Terra.

  • Os Humanos se desenvolveram no espaço muito mais rapidamente do que as outras espécies: em pouco mais de 30 anos se integraram à comunidade Galáctica.

bottom of page